Results for 'Andre Luiz de Castro Leal'

1000+ found
Order:
  1.  58
    Ontological foundations for software requirements with a focus on requirements at runtime.Bruno Borlini Duarte, Andre Luiz de Castro Leal, Ricardo de Almeida Falbo, Giancarlo Guizzardi, Renata S. S. Guizzardi & Vítor E. Silva Souza - 2018 - Applied ontology 13 (2):73-105.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  2.  9
    As contribuições filosóficas de Marx para a construção da dialética e para a Filosofia.André Luiz Alvarenga de Souza, Alexandra Ayach Anache & Carina Elisabeth Maciel - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    Este artigo tem como objetivo analisar a teoria dialética de Karl Marx, evidenciando suas contribuições para a filosofia. Por meio de uma revisão bibliográfica, que visa descrever as principais teorias sobre o assunto, será apresentado ao leitor que o ponto de partida para o pensamento de Marx é uma crítica a toda filosofia hegeliana, sendo a partir do confronto de ideias com o Filosofo Hegel e da esquerda hegeliana, que Marx vai construir as bases para o seu pensamento filosófico. Sua (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    O pensamento social no Brasil: estilos, idiomas.Luiz Antonio de Castro Santos - 2017 - Rio de Janeiro: EdUERJ.
    Esta obra traz ao leitor ensaios publicados ao longo de algumas décadas, alinhados a tradição brasileira de 'pensamento social'. Entre os vários intelectuais e pensadores analisados por Castro Santos, a obra de Gilberto Freyre, um dos maiores nomes de nosso tempo, mereceu atenção especial. Além do escritor pernambucano, todos os demais autores tratados neste livro revelam uma preocupação com o Brasil, uma intenção de 'reinventar' um país, gerar uma nação, criar metáforas de transformação social, converter idiomas e, regionalismos a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  26
    Aspectos de uma interpretação não redutiva da vida em Heidegger: a hermenêutica da natureza e o fenômeno da vida/ Aspects of a non-reductive interpretation of life in Heidegger: the hermeneutic of nature and the phenomenon of life.André Luiz Ramalho Silveira - 2014 - Natureza Humana 16 (2).
    Resumo: Este artigo mostra a abordagem hermenêutica realizada por Martin Heidegger dos conceitos de natureza e vida a partir da ontologia fundamental. Em Ser e Tempo, Heidegger elabora as condições hermenêuticas para que se possa apreender ontologicamente a vida através do que ele chama de interpretação privativa da vida. O desenvolvimento sistemático do sentido de ser da vida é apresentado por Heidegger na preleção Os conceitos fundamentais da metafísica : mundo, finitude, solidão, de 1929/1930. Nela, para apresentar o fenômeno da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  9
    Diálogos possíveis entre o pluralismo epistemológico de Paul Feyerabend e a educação científica.André Luiz Pinto & Nestor Cortez Saavedra Filho - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):91-118.
    A questão dos letramentos e da inovação demonstram-se fundamentais em períodos históricos como o atual, onde as práticas de ensino-aprendizagem tornam-se cada vez mais complexas, que requerem novas abordagens teóricas para compreendermos possibilidades alternativas de ensino. Tendo estas questões em mente, este artigo visa indicar relações possíveis entre o antifundacionismo, o pensamento de Paul Feyerabend e os letramentos científicos. Em um primeiro momento indicaremos questões relativas ao antifundacionismo, e em seguida verificaremos como tal questão se efetiva no pensamento de Feyerabend. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6. As crenças naturais e a mitigação do ceticismo em Hume.André Luiz Olivier da Silva - 2010 - Princípios 17 (27):203-218.
    Resumo: Este artigo pretende mostrar que a teoria das ideias de Hume náo apresenta apropriadamente uma soluçáo cética para o problema da justificaçáo das crenças, mas, sobretudo, uma soluçáo naturalista. Uma investigaçáo empirista como a de Hume prioriza as impressões sensíveis no processo cognitivo da natureza humana ao mesmo tempo em que reconhece as dificuldades em se extrair ideias diretamente de impressões, o que pode ocasionar a dúvida e a suspensáo das crenças. Como mitigaçáo ao ceticismo, Hume propõe uma intervençáo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  7
    Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contempor'neas nas margens do capitalismo.André Luiz Gonçalves de Oliveira - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1321-1349.
    Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contemporâneas nas margens do capitalismo Resumo: Esse texto relaciona conceitos que, advindos de áreas do conhecimento diferentes, fundamentam estruturas de subordinação e controle, próprios de muitas práticas e hábitos da vida de diversos povos que habitam as margens do capitalismo moderno e colonialista. Ao articular os desdobramentos trazidos por cada um desses personagens conceituais, nota-se o quanto eles se interseccionam ao fundamentar muito da forma de viver da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  60
    Sport and Exercise Psychology Studies in Brazil: Performance or Health?Lenamar Fiorese, André Luiz Felix Rodacki, Nayara Malheiros Caruzzo, Caio Rosas Moreira, Andressa Ribeiro Contreira, Aline Mendes de Lima, Leonardo de Sousa Fortes, João Ricardo Nickenig Vissoci & Joice Mara Facco Stefanello - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    A primazia da música em Schopenhauer.André Luiz Bentes - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):243-251.
    O presente artigo pretende evidenciar o valor atribuído à arte, em especial à música, por Arthur Schopenhauer. Será articulada a relação do autor com a filosofia de Fichte e Schelling, contextualizando o seu pensamento com o movimento romântico alemão. Ademais, por meio da apresentação da sua hierarquia estética, serão apontados alguns aspectos fundamentais do autor de O mundo como vontade e representação, na medida em que essa dualidade é apontada também ao referir-se aos diferentes estilos artísticos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Em torno do nascimento da tragédia: teoria do trágico e intuição estética.André Luiz Bentes - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):338-347.
    O presente artigo pretende apresentar um recorte da filosofia da arte na Alemanha, nos séculos XVIII e XIX, tendo como foco o contexto em que se insere O nascimento da tragédia, de Nietzsche. Para isso, serão discutidos mais especificamente os conceitos de intuição estética e princípio de individuação, a partir de Schelling e Schopenhauer, respectivamente.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    “ O mundo como representação é antes de tudo apenas um fenômeno fisiológico”: Intuição intelectual e percepção empírica em Arthur Schopenhauer.André Luiz Muniz Garcia - 2011 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2 (2):93.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    The search for the distinctively human good: ethica eudemia 1217a18-40.André Luiz Cruz Sousa - 2017 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 20:289-315.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Professores em formação E formação de professores: Repensando os termos da oração nas aulas de sintaxe.André Luiz Faria - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):39-64.
    Este trabalho é uma proposta de ensino de sintaxe para os cursos de Licenciatura em Letras. Os objetivos que me levaram a escrever este texto foram os seguintes: reabrir a discussão acerca da necessidade de revisar o que sugere a Nomenclatura Gramatical Brasileira no âmbito da análise sintática; reinvindicar o reconhecimento da noção de sintagma como unidade sintática construída hierarquicamente e localizada entre o vocábulo e a sentença; e reconhecer dois níveis de estruturação sintática – oracional e suboracional –, em (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  73
    A busca do bem distintivo do homem - Ethica Eudemia 1217 a18-40.André Luiz Cruz Sousa - 2017 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 20 (may):289-315.
    >e paper studies the discussion about human good in Eudemian Ethics I.7. It is particularly concerned with the existence, in the text, of two characteristics of the human good: its peculiarity, on the one hand, which consists not only in the quali- (cation ‘human’ (anthropinon), but also in the assignment of this good to the domain of action (the activity that distinguishes humans from other beings), and, on the other hand, the fact that it belongs to a spectrum containing the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  51
    Teatro de rua como apropriação da silhueta urbana: hibridismo e jogo no espaço inóspito.André Luiz Antunes Netto Carreira - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):143-152.
    Pretende-se refletir aqui sobre a exploração de fronteiras no campo do teatro a partir da utilização do conceito de risco. A experimentação de técnicas de risco na preparação do ator e na construção do texto espetacular se orienta à criação de cerimônias teatrais cujo eixo é a constituição de novos vínculos entre a audiência e a performance.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  33
    Imigração, mercado de crédito e séquito de dependentes no Brasil Meridional: a trajetória do credor Antônio José de Araújo na Vila de Morretes.André Luiz Moscaleski Cavazzani - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):173.
    Neste artigo é desenvolvida uma investigação acerca do percurso do negociante de origem portuguesa Antônio José de Araújo na vila paulista de Morretes, de 1804 a 1851. Nesse quadro, o propósito basilar deste estudo é evidenciar as formas de dominação social exercidas por indivíduos que, provenientes de Portugal, habitaram as sociedades do litoral paulista na primeira metade do século XIX. Assim, demonstra­se que o controle do mercado de crédito era crucial para que os negociantes formassem um séquito de dependentes. Por (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    Desontologização do sujeito generificado e a metafísica da subst'ncia: diálogos de Butler com Nietzsche.André Luiz dos Santos Paiva - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):130-143.
    The article discusses how Judith Butler's theory of gender, mainly based on what the author called metaphysics of substance, operates a desontologization of sex-gender experiences. For this, it exposes how Butler operates the desontologization of the gendered subject, through her feminist critique of the idea of ​​subject conceived from the mark of sexual difference. Later, it dedicates to what Butler called the “metaphysics of substance”, seen as what sustains, within the framework of the binary sex-gender system, the idea of ​​natural (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  28
    As contribuições do pensamento de francisco E a misericórdia no combate ao tráfico humano.André Luiz Massaro - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):170-175.
    A pesquisa tem como objetivo principal localizar, destacar e apresentar as contribuições do Papa Francisco, em pleno ano da misericórdia, para um tema tão doloroso que é o tráfico humano. Francisco nunca se calou diante de fatos que diminuem a vida e exploram a pessoa. Para isso, a pesquisa se propôs estudar com a ajuda de comentadores vários pronunciamentos do Papa a respeito do Tráfico Humano, uma realidade mundial. Nos últimos anos, o tema do tráfico humano também tem sido assunto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    Comentários sobre a concepção objetiva do intelecto em Schopenhauer a partir da leitura dos Complementos ao Mundo como vontade e representação.André Luiz Simões Pedreira - 2013 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 4 (1):98.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    O Mal da Morte e o Desafio do Tempo.André Luiz Lima Cardoso - 2023 - Princípios 30 (61):9-33.
    Neste artigo, pretendemos explorar a tese comparativista sobre o mal da morte e como ela lida com o chamado Desafio do Tempo. De acordo com o comparativismo, a morte pode ser um mal na medida em que a pessoa estaria melhor, caso não tivesse falecido. No entanto, se ao morrer deixamos de existir, como a morte pode ser algo ruim? Mais especificamente, em que momento a morte prejudica o sujeito? Para responder a esta questão, primeiramente explicaremos no que consiste exatamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    A Trindade como relacionamento misericordioso na relação humana, a partir de Von Balthasar.André Luiz Bordignon Meira - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):37-45.
    A Trindade, centro da nossa fé, manifesta o amor e a misericórdia na história do ser humano e nas suas relações. A Teologia de Hans Urs von Balthasar faz com que se possa mergulhar no amor trinitário, que é extremamente pericorético em perspectiva kenótica. Balthasar tem uma paixão pelo Crucificado, o centro polarizador da sua teologia trinitária, visível na história, através do evento do Mistério Pascal. A paixão de Cristo revela o centro da economia da salvação da Kénosis primordial do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Educação Para o Pensar, Educação Matemática e PCN.André Luiz Sena Mariano - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    Os PCN e o Programa Educação para o Pensar podem colaborar singularmente para a prática do ensino de matemática, uma vez que objetivam desenvolver no aluno um espírito crítico e uma atenção ao contexto no qual se inserem.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    Medellín: à luz do Vaticano II, qual é a missão da Igreja dentro do continente latino-americano?André Luiz Massaro - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):160-166.
    Esta pesquisa tem como objetivo, apresentar a resposta que Medellín deu ao continente americano sob a luz do Vaticano II, em relação aos graves problemas que caracterizam a vida de seu povo. Por um lado, a miséria, opressão, dependência econômica, política e cultural, e, de outro, um desejo e clamor de misericórdia e libertação, de um povo impaciente por mudanças e transformações. O homem e a mulher são sujeitos da transformação do continente, como a Igreja pode ajudá-los; qual é a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  44
    A história do pensamento político como história do discurso político: considerações acerca do Whiggism no contextualismo lingüístico de John Pocock -doi: 10.4025/dialogos.v17i2.762. [REVIEW]André Luiz Silva - 2013 - Dialogos 17 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  8
    Análise epistemológica da produção do conhecimento em Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira/PA.Laine Rocha Moreira, Luiz Felipe dos Santos & Peterson de Castro Pereira - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo-exploratório que objetiva analisar a produção do conhecimento do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira, no período de 2011-2018. Os achados apontam uma evolução do modo de produzir conhecimento, pois constatou-se uma redução dos vazios analíticos presentes nas pesquisas analisadas. Conclui que há um aumento no rigor cientifico presente nas produções devido uma maior utilização de técnicas, metodologias e teorias consistentes para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  12
    O desafio da falácia naturalista segundo Hume e seu impacto no positivismo jurídico: uma contraposição entre o positivismo normativo de Kelsen e o positivismo de regras de Hart.André Luiz Olivier da Silva - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (2):75.
    O artigo analisa o significado de regra jurídica a partir dos modelos teóricos propostos por Hans Kelsen e Herbert Hart, levando em consideração as implicações do desafio proposto por David Hume sobre a denominada falácia naturalista. Com base em um método analítico-descritivo, pretende-se abordar em que consiste a falácia naturalista e qual é o seu impacto na metodologia do positivismo normativo de Kelsen e do positivismo de regras de Hart. Embora nenhum deles consiga refutar a falácia naturalista, pretende-se, ao final, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    O problema da “participação” platônica em Parmênides 132b-c.André Luiz Braga Da Silva - 2018 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 16 (1).
    Em Parmênides 132b-c é afirmado que se as Ideias fossem pensamentos, então as coisas que participam nelas também seriam pensamentos. A afirmação soa estranha dentro da dinâmica,apresentada no corpus platonicum, da “participação” dos entes sensíveis nas Ideias; todavia, não parece simples determinar o motivo desta estranheza. A chave do problema pode ser uma identificação dos tipos de qualidades das Ideias ou Formas nteligíveis que estão implicados na “participação”. Vários especialistas trataram da matéria na segunda metade do século XX (OWEN, 1968; (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  20
    La dynamique familiale des couples en attente de procréation par iad.Jean-Pierre Durif-Varembont, Jean-François Guérin, Patricia Mercader, Nathalie Dumet, Zohra Perret & André Luiz de Souza - 2018 - Dialogue: Families & Couples 1 (1):77-90.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  10
    La dynamique familiale des couples en attente de procréation par iad.Jean-Pierre Durif-Varembont, Jean-François Guérin, Patricia Mercader, Nathalie Dumet, Zohra Perret & André Luiz de Souza - 2018 - Dialogue: Families & Couples 1:77-90.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  13
    BOTTON, Alain de. Religião para Ateus.Daniel Foschetti Gontijo & André Luiz Alves Rabelo - 2012 - Horizonte 10 (26):667-670.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  17
    Prisão e acessibilidade: uma análise da situação de pessoas com deficiência no cárcere brasileiro.André Luiz Pereira Spinieli - 2019 - Ratio Juris 14 (29):129-146.
    Baseando-se na premissa de que a pessoa com deficiência se torna vítima das várias violências institucionais, sobretudo as de cunho jurídico e social, quando introduzida no sistema carcerário, o objetivo deste trabalho é assentar uma reflexão acerca da introdução dos deficientes na prisão, especialmente em relação à provisão da acessibilidade, sob a perspectiva das normas do direito nacional. A partir do objetivo traçado, o estudo é demarcado pela pesquisa de cunho bibliográfico, destacando opiniões doutrinárias e dados estatísticos brasileiros em relação (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  37
    Reseña de "A chama dupla: amor e erotismo" de Octavio Paz.André Luiz Picolli da Silva - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:163-165.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  18
    Desontologização do sujeito generificado e a metafísica da subst'ncia: diálogos de Butler com Nietzsche.André Luiz Dos Santos Paiva - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):130-143.
    O artigo discute como a teoria de gênero de Judith Butler, principalmente a partir do que a autora denominou de metafísica da substância, opera uma desontologização das experiências de sexo-gênero. Para isso, expõe-se como Butler opera a desontologização do sujeito generificado, através de sua crítica feminista acerca da ideia de sujeito concebida a partir do marco da diferença sexual. Posteriormente, dedica-se ao que Butler denominou de “metafísica da substância”, vista como o que sustenta, no marco do sistema de sexo-gênero binário, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  35
    Uma abordagem dos direitos humanos a partir de Hume e dos sentimentos morais/A human rights approach from Hume and moral sentiments.André Luiz Olivier da Silva - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    O presente artigo propõe uma abordagem dos direitos humanos a partir da perspectiva de Hume acerca dos sentimentos morais, ao mesmo tempo em que descarta a tese dos programas racionalistas de fundamentação dos direitos que chegam ao ponto de afirmar a existência de direitos naturais que todos possuiriam em razão de sua própria natureza humana. Contra esses programas, a postura cética e naturalista de Hume pode nos auxiliar a explicar o modo como os direitos humanos são enunciados por ativistas e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  13
    O Desvelamento de Mulheres Na Ciência e Na Filosofia Como Aporte À Construção da Autonomia, Emancipação e Emponderamento Feminino.Santiago Pontes Freire Figueiredo & André Luiz Rocha - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):133-142.
    Ao longo da história, as mulheres foram colocadas à margem dos direitos sociais. Apesar disto, foram responsáveis por inúmeras contribuições nos saberes de modo geral. Como afirma Costa e Silva (2000, p. 8): “Não obstante o impacto visível de algumas modificações concretas, a maioria das pessoas, incluindo aí homens e mulheres, mesmo entre setores mais instruídos, continuam a pensar de acordo com esquemas patriarcais antigos”. A partir desta reflexão surge um questionamento: Por que, no ensino médio, se estudam pouquíssimas mulheres (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  20
    Psicanálise e colonização: leituras do sintoma social no Brasil.Edson Luiz André de Sousa (ed.) - 1999 - Porto Alegre, RS: Artes e Ofícios.
    Neste livro, psicanalistas procuram mostrar possíveis efeitos da história colonial do Brasil. Foram também convidados a dialogar com a psicanálise intelectuais de outras áreas como a sociologia, a antropologia, a literatura, as artes, a filosofia e a história do Brasil.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  14
    Poetry and world in early Heidegger’s thought.Andrés Felipe Martínez-Castro - 2023 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 69:115-136.
    This article explores the relationship between Heidegger’s philosophy and poetry in his habilitation and his first lectures in Freiburg. Although poetry as a particular phenomenon was not yet thematized by Heidegger, philosophy and language developed in its proximity since the habilitation text. Subsequently, a tragic quotation exemplifies the characterization of language as a premundane generality in his first lessons. The article elaborates an interpretation of the implicit relationship between philosophy and poetry based on the pre-mundane language [Vorweltliche] and its critique (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Considerações sobre a Noção Construtiva de Verdade.André Porto & Luiz Carlos Pereira - 2003 - O Que Nos Faz Pensar 17:107-123.
    This paper deals with the recent Swedish proposals of a Intuitionistic notion of Truth, by Dag Prawitz and Per Martin-Löf.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  39. A Twenty-First Century Assessment of Values Across the Global Workforce.David A. Ralston, Carolyn P. Egri, Emmanuelle Reynaud, Narasimhan Srinivasan, Olivier Furrer, David Brock, Ruth Alas, Florian Wangenheim, Fidel León Darder, Christine Kuo, Vojko Potocan, Audra I. Mockaitis, Erna Szabo, Jaime Ruiz Gutiérrez, Andre Pekerti, Arif Butt, Ian Palmer, Irina Naoumova, Tomasz Lenartowicz, Arunas Starkus, Vu Thanh Hung, Tevfik Dalgic, Mario Molteni, María Teresa de la Garza Carranza, Isabelle Maignan, Francisco B. Castro, Yong-lin Moon, Jane Terpstra-Tong, Marina Dabic, Yongjuan Li, Wade Danis, Maria Kangasniemi, Mahfooz Ansari, Liesl Riddle, Laurie Milton, Philip Hallinger, Detelin Elenkov, Ilya Girson, Modesta Gelbuda, Prem Ramburuth, Tania Casado, Ana Maria Rossi, Malika Richards, Cheryl Van Deusen, Ping-Ping Fu, Paulina Man Kei Wan, Moureen Tang, Chay-Hoon Lee, Ho-Beng Chia, Yongquin Fan & Alan Wallace - 2011 - Journal of Business Ethics 104 (1):1-31.
    This article provides current Schwartz Values Survey (SVS) data from samples of business managers and professionals across 50 societies that are culturally and socioeconomically diverse. We report the society scores for SVS values dimensions for both individual- and societal-level analyses. At the individual-level, we report on the ten circumplex values sub-dimensions and two sets of values dimensions (collectivism and individualism; openness to change, conservation, self-enhancement, and self-transcendence). At the societal-level, we report on the values dimensions of embeddedness, hierarchy, mastery, affective (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  40.  17
    É possível filosofar com Heidegger após as confissões nos Cadernos Pretos?Luiz Rohden & Marcos André Webber - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Neste artigo proporemos uma resposta à pergunta se é possível filosofar com Heidegger após as confissões nos Cadernos Pretos relativas ao seu comprometimento, parcial, com o nazismo e o antissemitismo. Para além da alternativa que aborda a obra de Heidegger, ignorando ou minimizando seu compromisso político, ou daquela que a descarta em razão do seu vínculo com nazismo, justificaremos que sua proposta filosófica é válida e profícua, mesmo após a publicação dos Cadernos Pretos. Sob a égide da hermenêutica gadameriana, inicialmente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    (Geo)política en tiempos de incertidumbre Bruno Latour. Dónde aterrizar. Cómo orientarse en política, Barcelona, Penguin Random House Grupo Editorial, 2019, 171 pp. [REVIEW]Andrés Manuel Núñez Castro - 2020 - Laguna 47:133-135.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  15
    La época del Antropoceno. José Manuel de Cózar Escalante. El Antropoceno. Tecnología, naturaleza y condición humana. Catarata, Madrid, 2019, 254 pp. [REVIEW]Andrés Manuel Núñez Castro - 2019 - Laguna 44:128-130.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Comunicado Claustro Docente.Camilo Andrés López Leal - 2021 - Revista Disertaciones 10 (1).
    Comunicado del Claustro de Profesores del Programa de Filosofía - Universidad del Quindío Llamado al diálogo, cuidado de la vida y solidaridad por las víctimas de las protestas sociales iniciadas el 28 de abril de 2021 en Colombia La protesta social expresa los deseos de un pueblo por salir de las situaciones políticas y económicas desfavorables, es una expresión de esperanza. Precisamente, las distintas acciones ciudadanas en la mayoría de los municipios quindianos, y en general, en el territorio colombiano, son (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Erratum to: A Twenty-First Century Assessment of Values Across the Global Workforce.David A. Ralston, Carolyn P. Egri, Emmanuelle Reynaud, Narasimhan Srinivasan, Olivier Furrer, David Brock, Ruth Alas, Florian Wangenheim, Fidel León Darder, Christine Kuo, Vojko Potocan, Audra I. Mockaitis, Erna Szabo, Jaime Ruiz Gutiérrez, Andre Pekerti, Arif Butt, Ian Palmer, Irina Naoumova, Tomasz Lenartowicz, Arunas Starkus, Vu Thanh Hung, Tevfik Dalgic, Mario Molteni, María Teresa de la Garza Carranza, Isabelle Maignan, Francisco B. Castro, Yong-lin Moon, Jane Terpstra-Tong, Marina Dabic, Yongjuan Li, Wade Danis, Maria Kangasniemi, Mahfooz Ansari, Liesl Riddle, Laurie Milton, Philip Hallinger, Detelin Elenkov, Ilya Girson, Modesta Gelbuda, Prem Ramburuth, Tania Casado, Ana Maria Rossi, Malika Richards, Cheryl Van Deusen, Ping-Ping Fu, Paulina Man Kei Wan, Moureen Tang, Chay-Hoon Lee, Ho-Beng Chia, Yongquin Fan & Alan Wallace - 2011 - Journal of Business Ethics 104 (4):589-590.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  8
    Investigación-Acción En Educación Superior: Indagando Sobre El Aprendizaje Cooperativo.Benjamín Castro-Martín & Andrés Sánchez Suricalday - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (6):1-9.
    En este texto se recoge la experiencia y el estudio realizado en el Grado de Educación Infantil del Centro Universitario Cardenal Cisneros (Madrid), ante la necesidad de mostrar a los estudiantes del 2º curso, matriculados en la asignatura “La Innovación Educativa” otra forma de aprender y enseñar, basándose en su propia experiencia. Pero para poder valorar esta experiencia, era necesario encontrar un modelo a seguir y desde el que recoger información, indagar sobre lo que ocurría en la propia aula y (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  19
    Competencia digital, profesorado y educación superior.Andrés Cisneros-Barahona, Luis Marqués Molías, Nicolay Samaniego-Erazo, María Isabel Uvidia-Fassler, Wilson Castro-Ortiz & Henry Villa-Yánez - 2023 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 12 (5):1-20.
    Haciendo uso de paquete informático Bibliometrix y de la Guía Prisma, se desarrolló un análisis bibliométrico de la literatura proveniente de la Web of Science sobre la competencia digital docente universitaria. Se delimita la investigación a través de tesauros de Eric. Se plantearon preguntas de investigación relacionadas con las fuentes de datos, los autores y las redes de colaboración. La investigación evidencia incrementos en la producción a partir del año 2019, la nacionalidad de los autores y la filiación de instituciones (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    Competencia digital del profesorado universitario.Andrés Cisneros-Barahona, Luis Marqués Molías, Nicolay Samaniego Erazo, María Uvidia Fassler, Wilson Castro-Ortiz & Pablo Rosas-Chávez - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (2):1-25.
    Se realizó una revisión sistemática de la literatura localizada en Scopus sobre la competencia digital (CD) del profesorado universitario; con ayuda de la metodología PRISMA y operadores se delimitó la investigación a través de tesauros de Eric. Los autores/entidades españolas resaltan en la temática, existen esfuerzos orientados al diseño, validación y aplicación de rúbricas a nivel mundial. Los abordajes predominantemente son cuantitativos. La investigación fortalece el entendimiento sobre la CD, existe un efecto positivo otorgado por las CD docentes en la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  10
    Modelo teórico metodológico para la acción creativa.Fernando Andrés Castro Torres - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (6):1-17.
    El modelo teórico metodológico para la acción creativa es una estructura que toma cuerpo desde la observación participante, entrevistas a profundidad y grupos focales realizados con estudiantes del curso de Pensamiento Creativo y que permitieron contrastar todo el marco teórico construido en la investigación. Se trata de un modelo tríadico que se soporta en el conocimiento sensible, el inteligible y el reflexivo para explorar desde el éthos creativo las oportunidades que tiene el sujeto contemporáneo para devenir y crear y que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  17
    A autonomia da pulsão de morte na metapsicologia freudiana.Fabio Caprio Leite de Castro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):62-101.
    Em Além do Princípio do Prazer, Freud propõe uma especulação sobre a pulsão de morte, mas percebe desde logo a dificuldade de isolá-la da pulsão de vida. A pulsão de morte possui autonomia em relação à pulsão de vida no quadro da teoria pulsional freudiana? Para responder essa questão, delimitando-a à psicanálise freudiana, propõe-se uma abordagem em quatro etapas. Em um primeiro ponto, faz-se um exercício hermenêutico baseado no texto Além do Princípio do Prazer. Logo depois, em um segundo ponto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  16
    Críticas antiedipianas à modernidade antropocêntrica.Luiz Carlos Santos Silva - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):445-480.
    O presente artigo tem por finalidade apresentar como a matéria mitológica do Édipo e da Esfinge teria regulado a consideração das ciências naturais e políticas de filósofos modernos como Bacon, Hobbes e Descartes. A partir de uma consideração da ciência moderna no registro de uma racionalização do mito do Édipo e da Esfinge na filosofia de Bacon, buscaremos mostrar como o pensamento científico moderno poderia ser entendido como um tipo de conhecimento do homem sobre si mesmo e sobre sua própria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000